top of page

Deputado Fernando Mineiro destaca potencial transformador dos novos programas do MEC lançados no RN

Foto do escritor: blog mineiroblog mineiro

Atualizado: há 3 dias

O deputado federal Fernando Mineiro esteve ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana, durante o lançamento de dois novos programas do MEC que ampliam o acesso à educação no país: o "Partiu IF" e a "Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP)". Para Mineiro, as duas iniciativas tem “potencial transformador” para reduzir desigualdades no acesso ao ensino profissional tecnológico e ao ensino superior.


Ministro Camilo Santana, governadora Fátima Bezerra e deputado federal Fernando Mineiro junto a autoridades no lançamento de programas do MEC em Natal

Os programas lançados esta semana na capital potiguar visam reforçar a inclusão educacional de jovens de baixa renda e grupos em situação de vulnerabilidade. O “Partiu IF” tem como objetivo preparar 78 mil estudantes do 9º ano de escolas públicas para ingressarem nos Institutos Federais até 2027. Já o CPOP dará suporte a cursinhos populares que atendem jovens que buscam ingressar no ensino superior.


Segundo Mineiro, essas iniciativas têm um impacto profundo no combate à desigualdade e à exclusão educacional. “Esses programas vão garantir que os jovens do nosso país que geralmente não têm oportunidades garantidas possam ter chances reais de transformar suas vidas através da educação”, afirmou o deputado.


No Rio Grande do Norte, também estão sendo investidos R$ 75 milhões para a construção de três novos campi do IFRN, nos municípios de Touros, Umarizal e São Miguel, como parte do plano de expansão de 100 novos Institutos Federais, anunciados pelo presidente Lula em março de 2024.


Mineiro reforça a importância desses investimentos. “Expandir os IFRNs contribui para o desenvolvimento das regiões atendidas, reforçando a missão dos Institutos Federais em democratizar o acesso ao ensino técnico e interiorizando o acesso à educação de qualidade”.



Comments


bottom of page